terça-feira, 3 de maio de 2011

Carros estacionados ao sol. O perigo que corremos

Um carro estacionado à sombra, durante um dia, com as janelas fechadas pode conter cerca de 400 a 800 mg de benzeno. Se está ao sol a uma temperatura superior a 16ºC, o nível de benzeno subirá para 2000 a 4000 mg, 40 vezes superior ao nível aceitável...
A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas, inevitavelmente, aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina.
O benzeno é uma toxina que afecta o rim e o fígado. O pior é que é extremamente difícil para o organismo expulsar esta substancia tóxica.

Ar condicionado ou ar simples dos automóveis
O manual do automóvel indica que antes de ligar o ar condicionado, se deve primeiramente abrir as janelas e deixá-las assim por dois minutos, porém não especificam "o porquê", apenas deixam entender que é para um "melhor funcionamento".
Eis a razão médica: de acordo com um estudo realizado, o ar refrescante antes de sair frio, manda todo o ar quente do circuito de plástico, o qual liberta benzeno, que causa cancro (leva algum tempo para se aperceber do odor do plástico quente no carro). Por isso a importância de manter os vidros abertos uns minutos.

Não ligue o ar condicionado ou simplesmente o ar, logo que entra no carro.
Se possível, abra as janelas e só depois de algum tempo, ligue o ar e mantenha as janelas abertas durante uns minutos.
Além de causar cancro, o benzeno envenena os ossos, causa anemia e reduz a produção de glóbulos brancos no sangue.
Uma exposição prolongada pode causar leucemia, aumentando o risco de cancro.
Também pode causar aborto. O nível de benzeno permitido em locais fechados é de 50 mg/929 cm2.

Assim, antes de entrarem no carro, abram as janelas e a porta para assim dar tempo a que o ar interior saia e se renove e disperse esta toxina mortal.

Sem comentários:

Loading...