sábado, 4 de outubro de 2008

Dia Mundial do Animal


Quatro de Outubro é o Dia Mundial do Animal, a mesma data em que se festeja o Dia de São Francisco de Assis, um grande defensor da Natureza e dos animais.
.
Franciscus van Assisi nasceu em Assis, velha cidade da Itália, situada na região da Úmbria em 26 de Setembro de 1182.
Francisco, quando ainda não era santo tentou ser comerciante, mas não obteve sucesso. Nas cruzadas, lutou pela fé, mas com objectivos individuais de se destacar e alcançar glórias e vitórias. Passou por um período de doença na sua vida, a partir do qual decidiu passar a ajudar os mais carenciados.
Segundo contam livros com a história de sua vida, Francisco recebeu um chamado de Deus, largou tudo e passou a viver como errante, sem destino e maltrapilho. Desde então, adoptou um estilo de vida baseado na pobreza, na simplicidade de vida e no amor total a todas as criaturas.
Sempre se referia aos animais como irmãos: irmão fera, irmã leoa. Chegou a comprar pássaros engaiolados só para os ver voar de novo em liberdade.
São Francisco de Assis também amava as plantas e toda a natureza: irmão sol, irmã lua... São expressões comuns na fala do santo, um dos mais populares até os nossos dias.
.
Morreu a 4 de Outubro de 1226. Dois anos após a sua morte foi santificado.
.
Em 1929 no Congresso de Protecção Animal em Viena, Áustria, foi declarado o dia da morte de São Francisco de Assis como o Dia Mundial do Animal, por Francisco de Assis ser tão bondoso para os animais.
.
Em Outubro de 1930, foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Animal.
A 15 de Outubro de 1978 foram registados os direitos dos animais através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO. O Dr. Georges Heuse, secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista ilustre, foi quem propôs esta declaração.
.
Este dia celebra-se em mais de 45 países, como forma de homenagear estes nossos amigos, em especial aqueles que sofrem por serem abandonados, explorados ou maltratados.

Sem comentários: