quarta-feira, 28 de maio de 2008

Metallica

Metallica é talvez a banda de metal mais consagrada do planeta, tendo sido a pioneira a levar o estilo ao topo das paradas, às rádios e à MTV, sem perder toda a sua legião de fãs antigos. Embora seja acusada por alguns de ter se vendido e tornado o seu som comercial a partir de 1991, a sua importância é uma quase unanimidade.
A banda começou em 1980, quando Lars Ulrich e James Hetfield se juntaram para gravar uma demo, "No Life 'til Leather". Desde o princípio procuraram levar aos extremos a agressividade de bandas que os influenciaram, como Venom e Diamond Head, ajudando a consolidar o estilo thrash metal que dava os seus primeiros passos. Também integrou uma das primeiras formações da banda o guitarrista Dave Mustaine, que foi demitido por abuso de álcool e mais tarde fundou a banda Megadeth.
Em 1983 gravaram o primeiro disco, com o sugestivo título de "Kill 'em All". Um verdadeiro clássico, considerado por muitos o melhor da banda. O disco é um divisor de águas na história do rock. Foi o primeiro disco de thrash a ter repercussão nos media especializados. A banda saiu então para a sua primeira grande tournée, com a banda Raven. Em 1984 sai o segundo álbum, "Ride the Lightning", com músicas quase tão agressivas quanto as do primeiro disco.

Em 1986, os Metallica, já uma banda grande, lançam o disco "Master of Puppets", que divide com "Kill 'em All" o melhor título da banda. O som tinha-se tornado muito mais elaborado, as letras muito mais profundas, mas a agressividade continuava a mesma. Os Metallica foram talvez a primeira banda a alcançar uma venda de mais de 500 mil cópias sem a ajuda de rádios ou vídeo clips.
Na tour do disco "Master of Puppets" ocorreu um facto que por pouco não encerrou a carreira da banda. O autocarro que os levava sofreu um acidente e o baixista Cliff Burton morreu. Para substituí-lo foi escolhido Jason Newsted. Embora seja considerado inferior a Cliff Burton por alguns fãs mais conservadores, Jason Newsted veio acrescentar algo ao estilo dos Metallica. A título de apresentação do novo componente a banda gravou o EP "Garage Days Re Revisited" com covers de outras bandas.

Em 1988 é lançado o álbum "...And Justice For All". O som da banda havia ficado tão elaborado, as composições tão longas, que foi preciso lançar um álbum duplo. Obviamente a tentativa de criar um som mais elaborado implicou na perda de peso e, no início, as críticas de que os Metallica se estariam “vendendo” ao grande público. Para incentivar ainda mais as más línguas, os Metallica pela primeira vez gravam um vídeo e são sucesso na MTV. Opiniões radicais à parte, as composições são de excelente qualidade, com destaque para "One", uma das melhores letras da sua carreira. O disco foi indicado para um Grammy.

Em 1991, com o lançamento do álbum "Metallica", viria a confirmar-se a tendência da banda se tornar popular. O "álbum preto" já estreiou em primeiro lugar nas paradas, vendeu mais de 10 milhões de cópias e tocou até à exaustão nas rádios e na MTV. A tournée que se seguiu ao disco foi imensa, durando quase quatro anos. Embora não seja de forma alguma um disco mau, realmente é impossível deixar de notar a falta de agressividade quando se compara este disco aos três primeiros da carreira da banda. As músicas "Enter Sandman", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters" foram os destaques.
Em 1996 saiu "Load", com uma sonoridade completamente diferente de todas as gravações anteriores dos Metallica. Se havia dúvidas quanto ao facto da banda estar abandonado o seu estilo mais agressivo dos primeiros álbuns, foram todas desfeitas. A meio de declarações constrangedoras, como as de que "o heavy metal morreu", os Metallica viveram sua fase de maiores vendas por um lado, mas por outro lado perderam boa parte dos seus fãs mais antigos. Com os boatos da gravação de um acústico para a MTV americana a banda prometeu para o próximo ano um álbum pesado como nos velhos tempos. "Reload" saiu em 1997, novamente com um som diferente dos Metallica originais, embora, realmente, mais pesado.

Em 1998 a banda lançou "Garage Inc", um álbum só de covers e com músicas de inúmeras bandas, como Motörhead, Budgie, Bob Seger, Black Sabbath, Mercyfull Fate, Misfits, Diamond Head, entre outras. O álbum reunia alguns covers antigos da época do "Garage Days Revisited" a novas versões. Em 1999 seguiu-se "S&M", gravação ao vivo da banda, tocando junto com uma orquestra.

Como se não bastasse a má repercussão de sua mudança de direção musical, em 2000 a banda envolveu-se numa polémica acção judicial contra a empresa Napster, responsável pelo programa com o mesmo nome, destinado à troca de músicas pela internet. Embora tenha dado início a processos que culminaram com o encerramento dos servidores do Napster, os resultados para a banda foram apenas negativos: tão rápido quando o Napster saiu de cena, uma dezena de novos mecanismos mais eficientes foi lançado; já a imagem da banda, agora acusada de se preocupar mais com o dinheiro e menos com os seus fãs, estaria maculada para sempre.

Em 2001 Jason Newsted anuncia a sua saída dos Metallica, que se mostrariam pouco amigáveis à medida que o baixista soltava entrevistas com críticas aos outros membros, principalmente Hetfield, na imprensa musical. As composições e gravações de um novo álbum foram iniciadas, ora com Hetfield assumindo o baixo, ora com a participação de Bob Rock no instrumento. As gravações foram interrompidas durante alguns meses pelo internamento de Hetfield, para tratamento de alcoolismo e outros vícios.

Em 2003 o cargo de baixista foi assumido definitivamente por Robert Trujillo (que tinha tocado com Ozzy Osbourne e Suicidal Tendencies entre outros).
Ainda em 2003 sai o controverso “Saint Anger”, com as linhas de baixo gravadas por Bob Rock. Uma tentativa desastrada de reaproximação com o peso resultou numa produção tosca, com um timbre de bateria estranho e, pior, praticamente sem solos de guitarra. O disco foi novamente um sucesso comercial, apesar da péssima recepção pelos fãs.

Os Metallica vão estar presentes na edição deste ano do Roch in Rio, em Lisboa.
.
.
Trabalho realizado por:
Luís Fernandes, nº14, 7ºB

Sem comentários: