quarta-feira, 20 de março de 2013

Equinócio da primavera 2013

 
 
Em 2013 o equinócio da primavera ocorre no dia 20 de março às 11h02m. Este instante marca o início da primavera no hemisfério norte. Esta estação prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo solstício que ocorre no dia 21 de junho às 06h04m. Os instantes estão referenciados à hora legal.
"Vai-te ao longo da costa discorrendo,
e outra terra acharás de mais verdade,
lá quase junto donde o Sol ardendo
iguala o dia e noite em quantidade."
 
Lus.,II,63.
 
Primeiro dia de primavera
Na parte norte do mundo, 20 de março é o primeiro dia da primavera. Os ventos frios do inverno já se foram e as flores selvagens estão a começar a florescer. É hora de encontrar os calções da natação e sapatilhas para o futebol e planear viagens de verão. E ler ao ar livre…
 
No distante sul, atravessando o equador, o outono está prestes a chegar. Os dias mais quentes do verão já são passado. Cada dia é mais curto do que o anterior. Será logo hora de juntar as folhas e ir buscar as roupas quentes.
 
A razão para estas mudanças tem que ver com a viagem anual da Terra em torno do sol.
 
Durante parte do ano, o pólo norte da Terra aponta afastado do sol e parte do tempo em direcção a ele. É isto que dá origem às nossas estações. Quando o pólo norte aponta para o sol, os raios do sol batem na metade norte do mundo mais directamente. Isso significa que está mais quente e nós temos o verão. Mas quando o pólo norte está apontado em direcção ao sol, o pólo sul aponta afastado do sol. Assim a parte sul do equador da Terra recebe menos calor do sol e é inverno lá.
 
O dia mais longo acontece no meio do verão, a 21 ou 22 de junho, a norte do equador. Isso chama-se o solstício do verão. O dia mais curto está no meio do inverno, por volta de 21 ou 22 de dezembro, a norte do equador. Isso é chamado o solstício do inverno.
Mas mesmo entre o inverno e o verão, este ano a 20 de março, cada dia e noite
tem a duração de 12 horas. Isto é denominado de equinócio vernal. É o primeiro dia de primavera a norte do equador e o primeiro dia de outono na parte sul do mundo.
Entre o verão e o inverno há um outro equinócio, chamado equinócio outonal. Tal como o equinócio vernal, o dia e a noite têm a mesma duração. Só que esta mudança é o primeiro dia do outono a norte do equador e o começo da primavera para o sul.
 
Palavras-chave:
Equinócio
O tempo em que a noite e o dia são de duração igual em todas as partes da Terra; instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração.
- Equinócio da primavera: o começo da primavera, chamado frequentemente de equinócio vernal. Vernal significa "da primavera." Ocorre a 20 ou 21 de março
- Equinócio outonal: o começo do outono. Ocorre a 22 ou 23 de setembro.
 
Solstício
A época do ano em que o sol alcança o mais distante norte ou o mais distante sul. A palavra solstício significa " sol ainda lá está".
- Solstício do verão: O dia do solstício do verão é o dia o mais longo do ano. É o começo do verão, a 21 ou 22 de junho.
- Solstício do inverno: O dia do solstício do Inverno é o dia o mais curto do ano. É o começo do Inverno, a 21 ou 22 de dezembro.
 
Cada estação (primavera, verão, outono e inverno) dura aproximadamente três meses e trazem mudanças na temperatura, no tempo e na duração da luz do dia. As estações mudam constantemente porque a inclinação do eixo terrestre nunca muda enquanto a Terra circunda o sol.
 
Fonte

http://www.oal.ul.pt/index.php?link=destaque&id=239

http://becredompaiotavira.blogspot.pt/2012/03/equinocio-da-primavera-2012.html

Sem comentários: