LIVRO DO MÊS - BEDPPC



















⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽⦽

Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia
Escola EB 2/3 dom Paio Peres Correia

     BIBLIOTECA ESCOLAR

LIVROS DO MÊS DE DEZEMBRO 2019

SUGESTÕES DE LEITURA PARA AS FÉRIAS DE NATAL

LITERATURA INTERNACIONAL

Hermann Hesse - Sidharta
John steinbeck - A PérolaThomas mann - A morte em Veneza
Jack London - O Apelo da Selva
Mark Twain  - Tom Sawer Detective
Artur Miller - Uma rapariga simples

LITERATURA PORTUGUESA 

Eça de Queirós - Contos; As Minas de Salomão; O Primo Basílio

Aquilino Ribeiro - O Malhadinhas







MÊS DE NOVEMBRO -2019

Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia
Escola EB 2/3 dom Paio Peres Correia

     BIBLIOTECA ESCOLAR


Livros do mês    de   NOVEMBRO 2019

2º CICLO

SINOPSE

Os caracóis que vivem no prado chamado País do Dente-de-Leão, sob a frondosa planta do calicanto, estão habituados a um estilo de vida pachorrento e silencioso, escondidos do olhar ávido dos outros animais, e a chamar uns aos outros simplesmente «caracol». Um deles, no entanto, acha injusto não ter um nome e fica especialmente interessado em conhecer os motivos da lentidão. Por isso, e apesar da reprovação dos outros caracóis, embarca numa viagem que o vai levar ao encontro de uma coruja melancólica e de uma tartaruga sábia, que o guiam na compreensão do valor da memória e da verdadeira natureza da coragem, e o ajudam a orientar os seus companheiros numa aventura ousada rumo à liberdade.







3º CICLO
 SINOPSE

Antonio José Bolívar Proaño vive em El Idilio, um lugar remoto na região amazónica dos índios shuar, com quem aprendeu a conhecer a selva e as suas leis, a respeitar os animais que a povoam, mas também a caçar e descobrir os trilhos mais indecifráveis.



Um certo dia resolve começar a ler, com paixão, os romances de amor que, duas vezes por ano, lhe leva o dentista Rubicundo Loachamín, para ocupar as solitárias noites equatoriais da sua velhice anunciada. Com eles, procura alhear-se da fanfarronice estúpida desses "gringos" e garimpeiros que julgam dominar a selva porque chegam armados até aos dentes, mas que não sabem enfrentar uma fera a quem mataram as crias.



Descrito numa linguagem cristalina e enxuta, as aventuras e emoções do velho Bolívar Proaño há muito conquistaram o coração de milhões de leitores em todo o mundo, transformando o romance de Luis Sepúlveda num "clássico"




                       MÊS DE OUTUBRO - 2019








MÊS DE FEVEREIRO






















MÊS DE NOVEMBRO


                     SINOPSE
Este livro é recomendado pelo PNL para leitura orientada, no 8º ano de escolaridade. 


     Trata-se de um romance de Álvaro Magalhães, um dos nomes mais destacados da atual literatura portuguesa para jovens.



    Conheces os irmãos Grimm? Os contos dos irmãos Grimm? Então ouve a história dos irmãos Zimmer, dois jovens ingleses, seus descendentes, que, duzentos anos depois, estão prestes a descobrir o segredo escondido por detrás dessas histórias.



    Durante as férias de Verão, na Cornualha, William Zimmer descobre que herdou o dom secreto de Wilhelm Grimm, e também o seu destino extraordinário. Agora ele sabe que o Outro Lado anseia pela sua chegada, porque o dobro da vida é o que espera um novo "Grimm", que é outro nome para "aquele que vê".                                                                                                                                                   

      O que acontece às histórias quando ninguém está a olhar para elas? Abre este livro e ficarás a saber. E verás: ladrões de tempo, uma pedra que fala, uma fábrica de nada, um livro que se escreve por si, um bolinho de tempo que sabe a tempo e nos faz ver as coisas como elas são, ou uma dor cor-de-rosa, que dói maravilhosamente. E ainda: duendes, fadas, unicórnios, ogres, ciclopes, espíritos inquietos, uma princesa nascida da rosa e um reino de escuridão e pensamento governado por uma criança, embora terrível. Há muitas histórias à espera de serem contadas e esta é a primeira de todas: a do último "Grimm".



                                                                          

                                                                                           






















SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.
A Turma inspira-se no dia-a-dia tragicómico de um professor de Francês colocado numa escola pública da cidade de Paris. Neste romance escrito encostado à realidade, François Bégaudeau evidencia os problemas de expressão e compreensão nas salas de aula da língua que, na turma, nem todos dominam. E convida-nos a entrar na escola de hoje, problemática e multicultural. A realidade francesa afinal tão próxima da realidade portuguesa, e quem sabe de tantas outras. Este romance foi adaptado ao cinema num filme realizado por Laurent Cantet, com a participação do próprio autor como actor principal. Recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes 2008.


Sem comentários: