quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dia Mundial do Professor - 5 de Outubro



No dia 5 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Professor.
A comemoração deste dia é uma iniciativa da UNESCO assumida desde 1994. Pretende-se desta forma chamar a atenção do público para o papel dos professores em todo o mundo, bem como para a importância do papel crucial que desempenham na sociedade. A escolha deste dia prende-se com a data em que foi publicado o Estatuto do Professor (em 1966), um documento que brindou os professores com um instrumento que define as suas responsabilidades e os seus direitos. Ao adoptar esta Recomendação, os governos reconhecem a importância de em cada sociedade existirem professores competentes, qualificados e motivados. A comunidade internacional entende, pois, que o reconhecimento e a apreciação do Professor são não apenas muito positivos como necessários.
 
Os professores são o pilar de boas escolas e boas escolas são a base do futuro. Os professores são a chave para alcançar as metas da Educação para todos. As mais recentes estimativas dizem-nos que são precisos mais de 1,7 milhões de professores para alcançar os objetivos da educação primária universal até 2015, em todo o mundo. Há ainda muito trabalho a fazer no sentido de continuar a melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Aos professores cabe a enorme responsabilidade de dotar todos os alunos das competências adequadas aos desafios do futuro. Mas, cabe também à sociedade, em geral, dar um importante contributo valorizando e dignificando o trabalho docente.
 
Segundo as recomendações das Nações nas celebrações do Dia do Professor 2004, ao comemorar este dia estamos a dizer aos professores “Apreciamo-vos. Valorizamos terem escolhido esta profissão, tão fundamental para a nossa sociedade, e o facto de a continuarem a exercer, mesmo fazendo faces aos novos desafios dos nossos dias; valorizamos as vossas iniciativas quando abrem caminhos de conhecimento e tolerância; temos consciência que a vossa profissão exige muito e vós e acarreta muitas responsabilidades; sabemos que é fundamental que tenham formação apropriada e um ambiente de trabalho decente; consideramos os esforços adicionais que fazem também os professores com alunos que têm necessidades educativas especiais; reconhecemos a vossa capacidade para ouvir os alunos, chamá-los às responsabilidades. Em suma, aconselhamos todos os alunos, encarregados de educação, líderes locais e nacionais, empresas, instituições, governos, a dizer apenas neste próximo dia 5: Nós apreciamos-te, Professor”.
 
Este ano, a celebração do Dia Mundial do Professor assumiu o lema “ Apoia os teus professores”.
Para o feito, vão ser distribuídos milhares de balões acompanhados de um cartão com a mensagem “Apoia o teu professor”. As ações distribuem-se por várias escolas do país e, em alguns casos, serão acompanhadas de pequenas palestras com os alunos.
 
Para celebrar Dia Mundial do Professor, UNESCO lança no Youtube campanha de vídeos. Os três melhores vídeos enviados para a campanha “Professor, você tem uma nova mensagem!, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), serão publicados no dia 15 de outubro no site da agência, em homenagem ao Dia Mundial do Professor (05/10) e ao Dia do Professor no Brasil (15/10). Para participar, basta gravar um vídeo de até 30 segundos, publicar no Youtube e enviar o link até 8 de outubro.
 
Fonte
 
Mais em

Sem comentários: