sábado, 6 de junho de 2009

Desembarque na Normandia ("Dia D") - 6 de Junho de 1944


Considerado por alguns estudiosos o "o mais longo dos dias" a Batalha da Normandia em 1944, com o nome de código de "Operação Overlord", foi a invasão das forças dos Estados Unidos, Reino Unido e aliados na França ocupada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial. Foi uma grande jogada política para manter a hegemonia ocidental na Europa, tendo em vista a eminente derrota alemã para o Exército Vermelho, que vinha derrotando os nazis sucessivamente desde a famosa Batalha de Stalingrado. Sessenta e cinco anos mais tarde, a invasão da Normandia continua sendo a maior invasão marítima da história, com quase três milhões de soldados a terem cruzado o canal inglês, partindo de vários portos e campos de aviação na Inglaterra, com destino a Normandia, na França ocupada.



Os primeiros planos da invasão aliada a França começaram a ser discutidos num encontro de
Winston Churchill com o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt em Casablanca, em Janeiro de 1943. Neste encontro chegaram a conclusão que ainda não havia condições para um desembarque na França, mas ficou decidido que o tenente-general inglês Frederick Morgan seria encarregado da elaboração de um plano de assalto detalhado. Em Agosto de 1943, numa nova conferência de líderes aliados no Quebec, Morgan apresentou o plano de invasão da Normandia, um documento com o nome de código de Operação Overlord, que previa um desembarque em Maio de 1944.



Em Dezembro de 1943 o general norte-americano
Dwight Eisenhower é nomeado comandante supremo da Força Expedicionária Aliada. Fica também definido que a frente de desembarque teria mais de 80 quilómetros e o ataque seria feito entre Cherbourg e a baía do Sena. Os múltiplos contratempos da operação ditaram que fosse adiada para Junho, uma vez que os aliados precisavam de mais tempo para construir mais lanchas de desembarque.


A invasão da Normandia começa com a chegada de
pára-quedistas na noite anterior, maciços bombardeios aéreos e navais, e um assalto anfíbio bem cedo, de manhã. Os exércitos, divididos com suas tarefas, tinham como objetivo as praias de nome de código Omaha, Utah, para os americanos; Juno, Gold, Sword para os anglo-canadianos. Do mar, 1240 navios de guerra abriram as baterias contra as linhas de defesa. Do alto, despenhavam toneladas de bombas dos 10 mil aviões que participavam da operação.


Naquela data, 155 mil homens dos exércitos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá, lançaram-se nas praias da Normandia, região da França atlântica, dando início à libertação europeia do domínio do
nazismo.


As
forças Aliadas que desembarcaram na Normandia eram compostas por restos de divisões dos Estados Unidos da América, da Grã-Bretanha e do Canadá. Transportados por uma frota de 14.200 barcos, protegida por 600 navios e milhares de aviões, asseguraram uma sólida cabeça-de-praia no litoral francês e dali partiram para expulsar os nazis de Paris e, em seguida, marchar em direcção à fronteira da Alemanha. De facto, o desembarque na Normandia foi crucial para os Aliados, uma vez que estes por meio de diversos e insistentes pedidos de Josef Stalin já esboçavam um desembarque maciço de tropas na Europa afim de acabar definitivamente com as forças de Adolf Hitler. A Normandia permanece uma das batalhas mais conhecidas da Segunda Guerra Mundial. Na língua comum, a expressão 'Dia D' continua a ser usada para a data de começo da invasão, e o dia de começo da batalha: 6 de Junho de 1944.



A Alemanha, por iniciativa de
Rommel, esperando o desembarque aliado, procurou defender-se através da chamada muralha do Atlântico. Rommel, com toda sua experiência militar prevera que o desembarque aliado ocorreria nas praias do noroeste francês e conseguiu, assim, tornar a batalha da Normandia verdadeiro inferno para os Aliados, causando pesadas baixas.


Reforço de homens e equipamentos na praia de Omaha
O ataque das praias foi com certeza mais sangrento na praia de Omaha, entre as praias de Utah e Gold, onde os soldados tiveram que enfrentar minas, arames farpados, canhões de 155mm franceses capturados pelos alemães, os famosos obstáculos chamados "porcos-espinhos", tiros de metralhadoras mg42 alemãs, para eles já era um milagre não ser morto quando a rampa dos lcvp (barcos) abriam. Sem contar o sofrimento dos soldados, com quilos e quilos de equipamentos para carregar, e o vento e as ondas afundaram muitas embarcações americanas, e também os tanques, sem mesmo terem chegado a terra.



Vários factores colocaram os comandos militares alemães em desvantagem: a ausência de Rommel, a incapacidade de prever a data da operação, a divergência de opiniões ao mais alto nível (Rommel opinava que a Normandia seria o local ideal para a operação, Hitler estava convicto de que ela iria ter lugar mais a norte em
Calais). Consumado o desembarque e a ruptura das defesas, os aliados ficaram com o caminho aberto para o coração da Europa ocupada e criaram a Segunda Frente.

No entanto, a batalha da Normandia continuou por mais de dois meses, com as campanhas a estabelecer e expandir as posições dos aliados. Concluiu-se com a rendição de Paris e a queda do bolso de
Chambois.


Resumindo, na frente ocidental, a vitória definitiva começou no famoso episódio da invasão no dia 6 de Junho de 1944, data que ficou conhecida como a Batalha de Normandia (ou Dia D).

De lembrar de que a França estava ocupada pelos nazis desde 1940 e a invasão à Normandia visava à libertação do território francês do domínio alemão, feito que somente foi alcançado definitivamente no dia 25 de Agosto daquele ano.


Fonte e mais ingormação
The Blogger
Wikipedia

Sem comentários: