sábado, 14 de junho de 2008

Prémios Nobel de 2008



Nomes dos laureados anunciados em Outubro

Os nomes dos laureados dos Prémios Nobel de 2008 serão anunciados entre 6 e 13 de Outubro, anunciou a Fundação Nobel.

O Prémio Nobel da paz, o mais prestigioso, é anunciado em Oslo, a 10 de Outubro.

Apesar dos nomes dos candidatos propostos para esta recompensa serem guardados secretamente pelo comité sueco do Nobel, os que propõem os nomes ao organismo podem tornar pública a sua escolha.

Para já, sabe-se que a lista de candidatos ao Nobel da Paz é composta por 197 nomes de pessoas e organizações, o segundo maior número da história para este prémio desde 2005, em que havia 199 candidatos.

Entre os candidatos, figuram o nome do presidente da Argélia, Abdelaziz Buteflika, proposto pelos deputados e ministros do país, e o do ex-chanceler alemão Helmut Kohl, proposto pelo ex-presidente russo Mikhal Gorbatchev, que em 1990 foi o vencedor do prémio.

Segundo os observadores, o comité pode dar especial atenção este ano aos defensores dos Direitos Humanos na China e na Birmânia, após as recentes acções repressivas demonstradas pelas autoridades destes países.

A "época" do Nobel inicia-se a 06 de Outubro com a atribuição do Nobel da Medicina, seguindo-se o da Física a 7, o da Química a 8, e o da Economia a 13.

Tal como já vem sendo tradição, a Academia sueca anunciará mais tarde a data do anúncio do prémio Nobel da Literatura.

O vencedor do prémio Nobel recebe 1,07 milhões de euros, sendo a soma repartida caso haja vários vencedores.


Lusa

Sem comentários: