terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dia Internacional da Internet Segura (5 de fevereiro)

A Semana da Internet Mais Segura irá decorrer de 4 a 8 de fevereiro, associada ao tema ”Os Direitos e os Deveres na Internet”.
 
Chamar à atenção para os direitos e deveres que se tem quando se navega na internet é o objetivo do Dia Internacional da Internet Segura. Em Portugal a iniciativa vai decorrer durante uma semana com atividades programadas para jovens, seniores e educadores.
 
‘Liga-te mas com respeitinho’ é o slogan do Dia Internacional da Internet Segura 2013, onde se pretende chamar à atenção para os direitos e deveres que se tem quando se navega internet. Em 2013, o Dia da Internet Segura comemora-se a 5 de Fevereiro em todo o mundo envolvendo o público, as escolas, empresas e instituições públicas.
 
Em Portugal o Dia da Internet Segura é coordenado pelo Centro Internet Segura , um projeto da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que está a organizar mais de quinhentas ações envolvendo duzentas e cinquenta escolas, através da introdução de conteúdos em atividades livres e salas de aula, sobre quais os comportamentos a ter para uma utilização segura da internet.
 
Apesar dos jovens estarem no centro da atenção da iniciativa, as atividades programadas estendem-se também a outros grupos da população, como seniores, pessoas com necessidades especiais, pais e educadores.
 
Estas iniciativas de informação e formação decorrerão em Bibliotecas Públicas, Instituições de Solidariedade Social, Centros de Emprego e Formação Profissional, Espaços Internet, Coletividades de Cultura e Recreio e Centros de Ciência Viva, Centros de Inclusão Digital (CID Net), entre outros.
 
Mas esta é uma iniciativa que envolve também empresas, associações e instituições públicas e, neste sentido, no dia 5 de Fevereiro, a Microsoft Portugal em parceria com a Camara Municipal de Odivelas vão reunir no Pavilhão Multiusos de Odivelas seiscentos alunos do 2º e 3º ciclos e duzentos seniores do Concelho para uma sessão de sensibilização sobre os perigos e comportamentos a adotar online.
 
A Microsoft Portugal vai ainda, em parceria com Associação de Empresários pela Inclusão Social (EPIS) e o Millennium bcp, dinamizar na semana de 4 a 8 de Fevereiro uma iniciativa de mega sensibilização de 10 mil jovens, envolvendo sessenta e cinco escolas de ensino básico e secundário pelo país, assim como, séniores, envolvendo catorze Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e 140 voluntários que assumirão o papel de professores para esclarecimentos sobre os comportamentos a adotar na internet.
 
Também o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) será o promotor de um passatempo nacional que decorrerá entre 5 e 11 de Fevereiro, dirigido a jovens entre os 5 e 30 anos, sobre os comportamentos seguros a adotar na internet. Um passatempo que terá vários prémios diários.
 

Sem comentários: