terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prémio – Nepso - Escola Opinião 2010/1011 (regulamento e mensagem de divulgação)

Preâmbulo

A Fundação Vox Populi é uma instituição sem fins lucrativos cujos objectivos visam, entre outros, promover o uso pedagógico dos estudos de opinião e estimular os jovens nas escolas e nas universidades, para a utilização dos instrumentos de recolha da opinião pública.

A Fundação Vox Populi foi criada por pessoas que trabalharam ao longo de toda a sua vida profissional no desenvolvimento deste tipo de estudos e por isso têm uma vasta experiência nesta matéria e gostariam de partilhá-la com as escolas portuguesas.

A Fundação já assinou parcerias com organizações similares entre as quais destacamos o Instituto Paulo Montenegro do Brasil, associado do Ibope. No âmbito desta pareceria foi assinado um acordo para divulgar em Portugal o NEPSO: nossa Escola Pesquisa Sua opinião

No prosseguimento dos seus fins estatutários, e inspirada por essa parceria, a Fundação decidiu agora criar o prémio, “Nepso - Escola Opinião 2010/1011” com o objectivo de divulgar e incentivar o uso dos estudos de opinião nas escolas portuguesas, como instrumento pedagógico para incrementar a literacia, e como forma de aumentar os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos e a tomada de consciência e a mudança de atitude dos alunos. Em última análise, também como uma forma de desenvolver o sentido de cidadania dos jovens portugueses, através da consciencialização para as realidades envolventes, e da mudança de atitude que esse conhecimento pode implicar.

O que se pretende é que se desenvolvam estudos de Opinião nas escolas portuguesas e que, alunos e professores possam adquirir conhecimentos tanto a nível das técnicas utilizadas, bem como através dos resultados dos estudos que realizarem e que esses conhecimentos levem a uma mudança positiva na sociedade em que vivemos.

A ideia é simples: um ou mais grupos numa turma ou turmas de uma escola, envolvendo professores e alunos, escolhem um ou mais temas para realizarem os seus estudos de opinião, que poderão ser levados a cabo nos seus bairros, nas suas freguesias, nas suas localidades, ou dentro das próprias escolas, pelos alunos. Os temas serão, em princípio, do interesse dos alunos, dos currículos, da comunidade, da zona, ou do país onde a escola está inserida, tais como: a comunicação, a saúde, a segurança, o ambiente, as relações entre as pessoas, a violência, o emprego, a sustentabilidade, a cidadania, a felicidade, a liberdade, as novas tecnologias, a água, a energia, etc…
Pode ser levado a cabo um estudo de opinião sobre um tema que já tenha sido identificado e já esteja a ser trabalhado no âmbito de uma disciplina ou área de projecto.
O grupo ou grupos que realizam os estudos dentro da escola, serão constituídos por professores e alunos.
A fundação Vox Populi através de um protocolo a assinar com as escolas, e recorrendo a técnicos do sector, fará a formação necessária, fornecerá toda a documentação e as ferramentas para desenvolverem os estudos e dará todo o acompanhamento necessário para a realização do mesmo nas suas várias fases: concepção, elaboração do questionário, recolha da informação, tratamento, análise e apresentação dos resultados.
O resultado culminará com uma apresentação do trabalho realizado, pelos alunos, junto dos professores, dos pais, dos vizinhos, dos colegas da própria escola, de outras escolas e da população - comunidade onde estão inseridos…

Regulamento
Artigo 1º - Objecto e finalidade do Prémio
O presente regulamento, consagra as normas aplicáveis à atribuição do Prémio Nepso - Escola Opinião 2010/2011, pela Fundação Vox Populi.
O Prémio previsto no presente regulamento é atribuído com o objectivo de ensinar e incentivar o uso dos estudos de opinião como instrumento pedagógico.

Artigo 2º - Destinatários
Podem concorrer ao prémio todas as turmas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário nas diferentes modalidades de educação e formação, das escolas localizadas em Portugal.

Artigo 3º - Valor do Prémio
O Prémio tem duas componentes:
1 – Um valor em dinheiro de 5 000 Euros a atribuir ao estudo de Opinião premiado.
2 - Uma viagem ao Brasil para 1 aluno e 1 professor envolvidos no desenvolvimento do estudo de opinião premiado, com o objectivo de participarem no congresso Anual do Instituto Paulo Montenegro, - Congresso IBOPE UNESCO - que reúne educadores, estudantes e académicos de diversas partes do Brasil, da América Latina e da Europa envolvidos no programa “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”.


Artigo 4º - Apresentação das Candidaturas
As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 26 de Novembro de 2010.
Os candidatos deverão enviar as suas candidaturas para a Fundação Vox Populi através do e-mail geral@fvp.pt

Para se candidatarem, os interessados devem enviar o formulário apresentado em anexo, correctamente preenchido, para o e-mail da fundação : geral@fvp.pt , referindo no assunto (subject) : Prémio Nepso - Escola Opinião 2010/2011 .
Artigo 5º - Divulgação dos resultados de aceitação das Candidaturas
Dia 3 de Dezembro de 2010, será comunicado, através da página da Fundação Vox Populi, o nome de todas as candidaturas aceites para concorrerem ao Prémio “ Nepso - Escola Opinião 2010/1011”

Artigo 6º - Desenvolvimento dos Estudos de Opinião candidatos ao Prémio
Os grupos concorrentes ao Prémio - “Nepso - Escola Opinião 2010/1011”, serão contactados pela Fundação Vox Populi, a partir do dia 3 de Dezembro de 2010 a partir do qual se iniciarão todos os trabalhos necessários.
Cada grupo, deverá escolher um tema para realizar o seu estudo de opinião, podendo ser um tema que já tenha sido identificado e já esteja a ser trabalhado no âmbito de uma disciplina ou área de projecto. Os temas serão, em princípio, do interesse do grupo e da escola, tais como: a segurança, o ambiente, as relações entre as pessoas, a violência, a sustentabilidade, a cidadania, a saúde, a felicidade, a liberdade, as novas tecnologias, a água, a energia, etc…
O estudo de opinião deverá ser levado a cabo no seu bairro, na sua localidade, ou dentro da própria escola.
O grupo ou grupos que realizam os estudos, nas turmas, dentro da escola, serão constituídos por professores e alunos.
A Fundação Vox Populi , através de um protocolo a assinar com as escolas, dará formação, fornecerá toda a documentação e as ferramentas técnicas para desenvolver o estudo e dará todo o acompanhamento necessário para a realização do mesmo.
A realização do estudo de opinião culminará com uma apresentação do Trabalho efectuado pelos alunos, junto dos professores, dos pais, dos vizinhos, dos colegas da própria escola, de outras escolas e do jurí.
Os trabalhos serão desenvolvidos ao longo do ano lectivo, até final de Maio 2011 e remetidos à Fundação Vox Populi até ao último dia útil (31 de Maio).

Artigo 7º - Avaliação dos projectos candidatos
A avaliação dos Estudos de Opinião candidatos será da competência de um júri constituído por 5 elementos, profissionais ligados à área das Sondagens de Opinião, por elementos do Ministério da Educação e da Fundação Vox Populi, a nomear pela Fundação Vox Populi.

Por maioria de votos, o júri poderá deliberar não atribuir o prémio se os trabalhos não apresentarem a qualidade exigida.

Artigo 8º - Divulgação e atribuição do Prémio ao trabalho vencedor
O Anúncio do trabalho vencedor do Prémio Nepso - Escola Opinião 2010-2011 será efectuado, após o término da avaliação de todos os trabalhos pelo júri, através do site da Fundação Vox Populi e dos órgãos de comunicação social.

O prémio será atribuído em cerimónia pública, no final do mês de Junho, em data e local a determinar.

................................................

Mensagem de divulgação para sítio DGIDC e Escolas

Fundação Vox Populi (Fvp) desafia escolas a realizarem estudos de Opinião

No âmbito da promoção do uso pedagógico dos estudos de Opinião e do incentivo à cidadania, a Fvp lança o concurso Nepso – “Escola – Opinião”, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, destinado a alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário nas diferentes modalidades de educação e formação.

Os alunos são desafiados a organizarem-se em grupos, ou grupo turma e, sob a orientação de um professor, desenvolverem um projecto de estudo de opinião, focado em aspectos de âmbito curricular ou comunitário. Pode ser levado a cabo um estudo de opinião sobre um tema que já tenha sido identificado e já esteja a ser trabalhado no âmbito de uma disciplina ou área de projecto. Pretende-se, deste modo, estimular nos jovens a capacidade de análise e interpretação de dados e a tomada de consciência das realidades envolventes.
A Fvp, através de um protocolo a assinar com as escolas, dará a formação necessária recorrendo a técnicos do sector, fornecerá a documentação e as ferramentas para o desenvolvimento dos estudos e fará todo o acompanhamento necessário para a realização do mesmo nas suas várias fases.

Ao estudo de opinião premiado, por um júri nacional, serão atribuídos 5.000 euros e uma viagem ao Brasil (para um professor e um aluno), que contempla a participação no congresso anual do Instituto Paulo Montenegro – IBOPE UNESCO, que reúne educadores, estudantes e académicos de diversas partes da América Latina e da Europa envolvidos no programa “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”.
De acordo com Luís Queirós, Presidente da Fundação Vox Populi, o concurso foi criado com o objectivo de promover o conhecimento e a investigação na área dos estudos de opinião. O responsável realça que “um dos compromissos assumidos pela Fvp é o de apoiar o uso pedagógico dos estudos de opinião nas escolas em Portugal. Lançámos este desafio aos professores e alunos, porque consideramos fundamental que adquiram conhecimentos ao nível das técnicas utilizadas, da interpretação dos resultados que obtenham e que esses conhecimentos conduzam a uma mudança positiva na sociedade em que vivemos.”
As candidaturas estão abertas até dia 26 de Novembro de 2010. Para concorrerem terão que preencher um formulário e enviá-lo através do email geral@fvp.pt, bastando referir no assunto o Prémio Nepso Escola Opinião 2010/2011.

Será comunicado, através do site da Fundação Vox Populi, o nome de todas as candidaturas aceites. Os estudos desenvolvem-se ao longo do ano lectivo, de acordo com o calendário definido no regulamento que consta em anexo.

O anúncio do estudo de opinião vencedor será feito uma semana após o término da apresentação de todos os trabalhos e da avaliação dos mesmos por um júri de cinco elementos.

Toda a informação necessária está disponível no site da fundação. www.fvp.pt

A Fvp - Fundação Vox Populi
A Fvp - Fundação Vox Populi é uma organização sem fins lucrativos, instituída em 2009 por Luís Queirós, presidente do Grupo Marktest. A Fvp consiste no braço de responsabilidade social do grupo Marktest. A Fvp actua no domínio da recolha da opinião pública, dos estudos de opinião e do tratamento estatístico dos dados e pretende auscultar, estudar e compreender o povo português, residente e não residente em Portugal, através do rigor científico e independência dos estudos de opinião. Ambiciona dar a conhecer o estado da nação, através das áreas de análise da opinião e apadrinha projectos específicos na área da sustentabilidade.

clicar para ampliar/imprimir

Sem comentários: