quarta-feira, 10 de junho de 2020

10 de JUNHO Dia de CAMÕES, de PORTUGAL e das Comunidades Portuguesas


Celebra-se hoje, 10 de junho, o DIA de CAMÕES, 

de PORTUGAL e das COMUNIDADES PORTUGUESAS  

Porquê comemorar o 10 de junho? 

Há várias razões para o fazer, sendo uma delas o facto de Luís Vaz de Camões, um dos maiores vultos da literatura portuguesa, ter falecido a 10 de junho de 1580.

A partir do ano de  1978 esta data ficou assinalada como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Neste dia é costume registarem-se, por todo o país, diversas cerimónias para assinalar a data, onde participam  o Presidente da República, o Primeiro Ministro e outras individualidades do Estado. Vídeo exemplificativo aqui.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbLVto0CZ6NsolHxSaMvRyT9mXXDPcBiPBvhHkyNTHSvjlYAzGMcLOR2ETHnaRp5i3gbOWvJNqr49NHiTGJXExri8u-ldONLXfPfIFSrKNGvBvhH-U9yGm929ouYCurkuoChwEFjiWWg6-/s1600/Imagem2.jpg


Queres saber um pouco mais sobre CAMÕES? Então clica aqui!

Ah! Falta a nossa bandeira nacional! A Filipa, aluna do 2ºano A da Escola Horta do Carmo (Tavira) pintou o nosso símbolo ímpar de forma exemplar! 

Parabéns à artista!

Mas... qual é o seu simbolismo/significado? Vamos já saber...🌝

    A Bandeira Portuguesa é composta por 3 símbolos: as cores, a esfera armilar e o escudo. A sua combinação compõe o brasão de armas.

http://simecqcultura.blogspot.com/2008/04/simbologia-da-bandeira-portuguesa.html
http://simecqcultura.blogspot.com/2008/04/simbologia-da-bandeira-portuguesa.html

     O retângulo verde representa a forma do nosso país no mapa (pois parece um retângulo), os campos verdejantes e a esperança (num futuro melhor).

     vermelho simboliza a coragem e o sangue dos muitos portugueses que morreram a combater pela pátria!

    A Esfera Armilar revela o mundo que os lusitanos ("Nação Valente") descobriram nos séculos XV e XVI e é o suporte ilustrativo dos povos com quem estabelecemos relações no passado. 

     Os sete castelos retratam as 7 cidades que o rei D. Afonso Henriques conquistou aos mouros: Évora, Ourique, Lisboa, Palmela, Santarém, Óbidos e Coimbra.

    O escudo branco com 5 escudos azuis  mostram a arma com a qual o rei D. Afonso Henriques e as suas cruzadas se defenderam contra os mouros.

    Os 5 escudos azuis simbolizam os 5 reis mouros derrotados pelo rei português.

     Os 5 pontos brancos nos escudos azuis representam as 5 chagas de Cristo, revelando, desta forma, a presença da religião, mais propriamente do Cristianismo, na nossa Bandeira Nacional. 

 Que interessante!!! 

Como hoje é um dia muito especial para os portugueses, vamos todos mostrar o nosso patriotismo cantando o Hino "A Portuguesa"!

Continuação de bom feriado!🌝

A PB Fátima Veríssimo










Sem comentários: