sexta-feira, 25 de maio de 2012

25 de Maio: Dia Internacional de Crianças Desaparecidas

Hoje é o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. As formas de cada desaparecimento são diversas, umas são sequestradas por um dos pais (ou familiar), pedófilos, por vingança, violência e até mesmo para tráfico sexual e drogas.

Um dos casos mais famosos de crianças desaparecidas é o de Madeleine McCann, vista pela última vez em uma praia do sul de Portugal, os pais da menina revelam que ainda têm esperança de encontrá-la viva.

A melhor forma de ajudar nesses casos é divulgando e denunciando. Mesmo não tendo parentes ou amigos desaparecidos é muito importante prestar bastante atenção nos pôsteres espalhados pela cidade, pois cada um de nós se pode deparar com aquela criança estampada na esquina do seu bairro.

A iniciativa de criar o Dia Internacional da Criança Desaparecida surgiu na sequência do rapto de uma criança de seis anos – Etan Patz – no dia 25 de Maio de 1979 em NovaIorque, que nunca foi encontrada.

Em 1983 o Presidente dos Estados Unidos declarou o dia 25 de Maio como dedicado às crianças desaparecidas, com o objetivo de encorajar a população e os meios de comunicação social a refletirem acerca de todas as crianças que foram dadas como desaparecidas no Mundo. Em 1986 a data ganhou dimensão internacional.

O SOS-Criança, serviço de prevenção, de âmbito nacional, que pretende, de forma directa e/ou articulada, apoiar, orientar, encaminhar e mediar os casos que lhe são apresentados, dispõe desde 25 de Maio de 2004 de uma Linha gratuita, de âmbito nacional, destinada à participação de situações de Crianças Desaparecidas, a Linha 116 000 SOS Criança Desaparecida, no âmbito de um protocolo com o MAI.

Sem comentários: