terça-feira, 24 de março de 2009

Dia do Estudante - 24 de Março


Comemora-se no dia 24 de Março o Dia do Estudante. Este é um dia profundamente ligado à luta da Juventude, pela Democracia em Portugal.

No dia 25 de Novembro de 1961 realizou-se uma manifestação contra a guerra colonial, onde participaram milhares de estudantes. O governo fascista confrontava-se, nesta altura, com várias acções de luta por parte de vários sectores da população, entre os quais os estudantes, e a sua resposta era o aumento da repressão. Nesta manifestação vários estudantes foram presos.

Contrariando o governo fascista, em 1962 é realizado em Coimbra o primeiro Encontro de Associações de Estudantes, no qual se aprova que 24 de Março será um dia de luta e comemoração para os Estudantes.

Também nesse ano, em Lisboa, os estudantes concentraram-se dentro da cantina da Cidade Universitária, como forma de protesto contra a repressão e exigindo a libertação dos estudantes presos. O governo fascista responde com o envio da polícia para reprimir e impedir aquela, são vários os estudantes espancados e presos. Mas a Luta não pára!

Em resposta a isto declara-se luto académico e greve às aulas.

É neste contexto, que em 1987 a Assembleia da República Portuguesa fixa o Dia 24 de Março como o Dia do Estudante.

Décadas atrás lutava-se, tal como hoje, pela Democracia na Escola, para que todos possam ter acesso à sua frequência, para que haja uma verdadeira autonomia no Ensino Superior, para que a Educação seja Pública, Gratuita e de Qualidade, tal como consagra a Constituição!

Fonte

Sem comentários: