domingo, 5 de outubro de 2008

Dia Mundial do Professor


No dia 5 de Outubro celebra-se o Dia Mundial do Professor. O tema central da comemoração deste ano é a equidade e a melhoria das condições de trabalho dos professores, sendo o slogan escolhido: “Melhores condições de trabalho para os professores significam melhores condições de aprendizagem para os alunos”. Escolas, instituições e governantes preparam inúmeras formas de assinalar a data.

A comemoração deste dia é uma iniciativa da UNESCO assumida desde 1994. Pretende-se desta forma chamar a atenção do público para o papel dos professores em todo o mundo, bem como para a importância do papel crucial que desempenham na sociedade. A escolha deste dia prende-se com a data em que foi publicado o Estatuto do Professor (em 1966), um documento que brindou os professores com um instrumento que define as suas responsabilidades e os seus direitos. Ao adoptar esta Recomendação, os governos reconhecem a importância de em cada sociedade existirem professores competentes, qualificados e motivados. A comunidade internacional entende, pois, que o reconhecimento e a apreciação do Professor são não apenas muito positivos como necessários.

Segundo as recomendações das Nações nas celebrações do Dia do Professor 2004, ao comemorar este dia estamos a dizer aos professores “Apreciamo-vos. Valorizamos terem escolhido esta profissão, tão fundamental para a nossa sociedade, e o facto de a continuarem a exercer, mesmo fazendo faces aos novos desafios dos nossos dias; valorizamos as vossas iniciativas quando abrem caminhos de conhecimento e tolerância; temos consciência que a vossa profissão exige muito e vós e acarreta muitas responsabilidades; sabemos que é fundamental que tenham formação apropriada e um ambiente de trabalho decente; consideramos os esforços adicionais que fazem também os professores com alunos que têm necessidades educativas especiais; reconhecemos a vossa capacidade para ouvir os alunos, chamá-los às responsabilidades. Em suma, aconselhamos todos os alunos, encarregados de educação, líderes locais e nacionais, empresas, instituições, governos, a dizer apenas neste próximo dia 5: Nós apreciamos-te, Professor”.

Fonte
http://bica.cnotinfor.pt/noticia.php?edi=34&nt=595


Mais em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_professor

Sem comentários: